Carro zero ou seminovo completo? Veja o que vale mais a pena no mercado atual

Levantamento mostra que a redução dos preços dos novos amplia o leque de escolha para o consumidor
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Comprar um carro zero ou optar por um seminovo completo? Essa é a dúvida que voltou a rondar os brasileiros na hora de trocar automóveis nos últimos meses. Isso porque houve um recuo nos preços dos carros zero quilômetros, o que acabou reacendendo a questão: será que compensa mais investir em um modelo novo, mas mais básico, ou é melhor apostar em um seminovo completo, que entregue mais tecnologia, segurança e conforto?

Um levantamento feito pela consultoria MegaDealer, em conjunto com a plataforma de tecnologia Auto Avaliar, mostra que o mercado automotivo brasileiro está passando por uma reviravolta. Após meses de menor acesso ao carro zero, o desconto médio nos carros novos atingiu 7,3% entre janeiro e agosto e ficou em 7% em outubro, devolvendo o fôlego às concessionárias. Segundo o Estudo de Preços de Veículos Zero Km (PVZ) da MegaDealer, isso levou o preço médio real de venda para R$ 157.785, abaixo dos R$ 169.580 sugeridos pelas montadoras.

Nos hatches compactos, os cortes chegam a 7,5%, estimulando principalmente quem busca o primeiro 0 km. O impacto já aparece no giro das concessionárias: a reposição média está em 38 dias segundo o country Manager da MegaDealer, Fábio Braga. “A redução no preço dos modelos de entrada tornou o novo mais competitivo”, afirma.

Seminovo completo ainda oferece mais valor

Por outro lado, o segmento de usados segue forte e, em muitos casos, continua oferecendo melhor relação custo-benefício. O estudo Performance de Veículos Usados (PVU) mostra que os seminovos seguem muito procurados, especialmente os de 1 a 3 anos de uso, que combinam tecnologia atual, baixa quilometragem e preços atrativos.

O preço médio dos usados em outubro foi de R$ 89.654, também com giro médio de 38 dias, segundo o CEO da Auto Avaliar, J. R. Caporal. “A conta é clara: um seminovo pode custar de 20% a 30% menos que o zero equivalente, e sem a desvalorização inicial que ocorre nos primeiros meses de uso”, explica.

Ele ainda lembra que, além do preço menor, o usado tende a ter IPVA e seguro mais baixos, o que reduz o custo total do veículo ao longo do ano.

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