Treinamento: Como dar feedback - CDF

  • Objetivo

    Fornecer aos participantes a possibilidade de melhorar a qualidade das relações com suas equipes de trabalho (superiores, pares, subordinados e outros stakeholders) através do aprendizado de técnicas de liderança, principalmente como estruturar uma devolutiva “feedback” de forma adequada e pró-ativa.

  • Público alvo

    Líderes de equipes.

  • Conteúdo programático

    Módulo 1 - A responsabilidade do Líder:
    O objetivo desta etapa é fazer com que os participantes percebam que são totalmente responsáveis pelos resultados obtidos por suas equipes.

        Atividades:
            • Exibição do trecho do filme “A disputa
            • Trabalho em grupo – participantes em grupo responderão questões sobre o filme e apresentarão suas conclusões
            • Debriefing focando nos seguintes temas
                    o Quais devem ser os objetivos dos líderes;
                    o Qual a missão dos líderes;

    Módulo 2 - As ferramentas dos líderes:
    Considerando que neste momento os líderes estão mais propensos a assumirem seus papéis como responsáveis do negócio, a próxima etapa é apresentar a ferramenta feedback considerando-a como o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho para atingir seus objetivos

        • Feedback estruturado
        • Benefícios de um feedback correto
        • Características de um feedback
            o Equilibrado entre pontos positivos e negativos
            o Descreve e não avalia
            o Focaliza em pontos observados e em pontos que colaborador possa mudar
            o Focaliza em melhorias futuras e não busca responsabilidades passadas
            o Dá abertura às opiniões
            o Especificidade
        • Como dar feedback para pessoas de estilos diferentes
        • Tipo extrovertido
            o Feedback interativo
            o Verbal
            o Necessidade de foco
            o Foco em pessoas não em tarefas
        • Tipo introvertido
            o Feedback específico
            o Pessoal e exclusivo
            o Perguntas adequadas para extrair informações
            o Relação com o contexto

        Exercício em grupo

        Cada grupo deverá explicar com um exemplo oriundo da sua realidade como utilizaria os conceitos acima:

        • Grupo 1
            o Equilibrado entre pontos positivos e negativos
            o Descreve e não avalia
            o Focaliza em pontos observados e em pontos que colaborador possa mudar

        • Grupo 2
            o Focaliza em melhorias futuras e não busca responsabilidades passadas
            o Dá abertura às opiniões o Especificidade

        • Grupo 3
            o Feedback para um tipo extrovertido

        • Grupo 4
            o Feedback para um tipo introvertido

treinamento-de-como-dar-feedback-para-equipe-de-vendas-de-veiculos
  • Conteúdo programático

        • Feedforward - O feedback voltado para o futuro
            • Identificação de competências que precisam ser desenvolvidas
            • Escolhidas as competências identificar os comportamentos fundamentais para seu desenvolvimento
            • Estado desejado
                    o Construindo a situação no estado desejado
                    o Alinhamento no estado desejado
                    o Competências necessárias do avaliado
                    o Identificação de GAPs
            • Estado presente
                    o Desenvolvendo ideias para atingir o estado desejado
                    o Identificar e classificar estas ideias (competências, CHA)

        • Exercício em grupo
            o Em duplas cada um dos participantes dará um feedback no formato tradicional só culpando o outro lado com base em pequenos casos pré-estabelecidos.
            o No segundo momento muda-se para um feedback estruturado onde o líder deverá trazer para si a responsabilidade.
            o Debriefing

        • Trecho do filme “Invictus”
            o Será apresentado um trecho do filme “Invictus” e os participantes deverão responder em grupos as seguintes perguntas:
                    • Qual a técnica que o Capitão utiliza para liderar sua equipe?
                    • Qual a técnica de liderança do Presidente?
                    • Como podemos trazer para nosso dia a dia o que foi passado pelo filme?
            o Debriefing final

    Módulo 3 - Praticando o conteúdo - Role Plays Baseados em casos todos os participantes fazem papéis diferentes.

    Módulo 4 - Contrato Realização de uma dinâmica “O que farei diferente” onde os participantes escreverão quais são mudanças de comportamento que assumirão a partir deste programa.

    O participante escolhe um colega como anjo da guarda / coach que vai acompanhá-lo na sua busca por “fazer diferente”. Será entregue a este participante sua folha de compromissos em um envelope.

    Encerramento

  • Atividades complementares

    • Avaliação de conhecimento inicial e final
    • Avaliação de reação

  • Infraestrutura

    Projetor tipo Datashow, Flip Chart, Pincéis Atômicos, Caixa amplificada.

  • Duração

    8h

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