Treinamento: Como dar feedback - CDF
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						ObjetivoFornecer aos participantes a possibilidade de melhorar a qualidade das relações com suas equipes de trabalho (superiores, pares, subordinados e outros stakeholders) através do aprendizado de técnicas de liderança, principalmente como estruturar uma devolutiva “feedback” de forma adequada e pró-ativa. 
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						Público alvoLíderes de equipes. 
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						Conteúdo programáticoMódulo 1 - A responsabilidade do Líder: 
 O objetivo desta etapa é fazer com que os participantes percebam que são totalmente responsáveis pelos resultados obtidos por suas equipes.
 
 Atividades:
 • Exibição do trecho do filme “A disputa
 • Trabalho em grupo – participantes em grupo responderão questões sobre o filme e apresentarão suas conclusões
 • Debriefing focando nos seguintes temas
 o Quais devem ser os objetivos dos líderes;
 o Qual a missão dos líderes;
 
 Módulo 2 - As ferramentas dos líderes:
 Considerando que neste momento os líderes estão mais propensos a assumirem seus papéis como responsáveis do negócio, a próxima etapa é apresentar a ferramenta feedback considerando-a como o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho para atingir seus objetivos
 
 • Feedback estruturado
 • Benefícios de um feedback correto
 • Características de um feedback
 o Equilibrado entre pontos positivos e negativos
 o Descreve e não avalia
 o Focaliza em pontos observados e em pontos que colaborador possa mudar
 o Focaliza em melhorias futuras e não busca responsabilidades passadas
 o Dá abertura às opiniões
 o Especificidade
 • Como dar feedback para pessoas de estilos diferentes
 • Tipo extrovertido
 o Feedback interativo
 o Verbal
 o Necessidade de foco
 o Foco em pessoas não em tarefas
 • Tipo introvertido
 o Feedback específico
 o Pessoal e exclusivo
 o Perguntas adequadas para extrair informações
 o Relação com o contexto
 
 Exercício em grupo
 
 Cada grupo deverá explicar com um exemplo oriundo da sua realidade como utilizaria os conceitos acima:
 
 • Grupo 1
 o Equilibrado entre pontos positivos e negativos
 o Descreve e não avalia
 o Focaliza em pontos observados e em pontos que colaborador possa mudar
 
 • Grupo 2
 o Focaliza em melhorias futuras e não busca responsabilidades passadas
 o Dá abertura às opiniões o Especificidade
 
 • Grupo 3
 o Feedback para um tipo extrovertido
 
 • Grupo 4
 o Feedback para um tipo introvertido
 
 
 
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						Conteúdo programático• Feedforward - O feedback voltado para o futuro 
 • Identificação de competências que precisam ser desenvolvidas
 • Escolhidas as competências identificar os comportamentos fundamentais para seu desenvolvimento
 • Estado desejado
 o Construindo a situação no estado desejado
 o Alinhamento no estado desejado
 o Competências necessárias do avaliado
 o Identificação de GAPs
 • Estado presente
 o Desenvolvendo ideias para atingir o estado desejado
 o Identificar e classificar estas ideias (competências, CHA)
 
 • Exercício em grupo
 o Em duplas cada um dos participantes dará um feedback no formato tradicional só culpando o outro lado com base em pequenos casos pré-estabelecidos.
 o No segundo momento muda-se para um feedback estruturado onde o líder deverá trazer para si a responsabilidade.
 o Debriefing
 
 • Trecho do filme “Invictus”
 o Será apresentado um trecho do filme “Invictus” e os participantes deverão responder em grupos as seguintes perguntas:
 • Qual a técnica que o Capitão utiliza para liderar sua equipe?
 • Qual a técnica de liderança do Presidente?
 • Como podemos trazer para nosso dia a dia o que foi passado pelo filme?
 o Debriefing final
 
 Módulo 3 - Praticando o conteúdo - Role Plays Baseados em casos todos os participantes fazem papéis diferentes.
 
 Módulo 4 - Contrato Realização de uma dinâmica “O que farei diferente” onde os participantes escreverão quais são mudanças de comportamento que assumirão a partir deste programa.
 
 O participante escolhe um colega como anjo da guarda / coach que vai acompanhá-lo na sua busca por “fazer diferente”. Será entregue a este participante sua folha de compromissos em um envelope.
 
 Encerramento
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						Atividades complementares• Avaliação de conhecimento inicial e final 
 • Avaliação de reação
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						InfraestruturaProjetor tipo Datashow, Flip Chart, Pincéis Atômicos, Caixa amplificada. 
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						Duração8h 
 
								 
								 
								