O segmento de SUVs Compactas é o que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Para se ter uma ideia, se em 2014 esse segmento representava 4,8% do mercado, em 2019 representou 17,8%.
Num segmento com tanto crescimento os lançamentos foram se sucedendo com grande rapidez, com os novos entrantes trazendo tecnologias que só eram encontrados em segmentos superiores de mercado.
Nesse momento muitos dos clientes que entraram no segmento entre 2014 e 1017 estão pela primeira vez trocando seus veículos seminovos e usados por outros, muitas vezes dentro do mesmo segmento.
As Concessionárias estão comprando as SUVs Compactas e repassando ou revendendo para outros clientes, buscando maximizar os seus lucros em cada um dos veículos comprados.
Por trás dos números
Em qual usado do segmento de SUVs Compactas a rede tem maior lucro?
Quanto mais antigo o lançamento menor a diferença entre o valor que as Concessionárias pagam e os valores que os veículos são negociados depois. Isso pode ser evidenciado com os casos de Tucson e Ecosport, que foram lançados há mais de 10 anos.
Por outro lado, esse movimento é normal, pois um veículo mais antigo certamente tem um valor de negociação menor tanto para a compra como para a venda pela Concessionária.
Se desconsiderarmos os lançamentos mais antigos e formos separar o ranking por região ou país de origem das marcas fabricantes, temos:
- Veículos de marcas asiáticas nas primeiras colocações.
- Veiculos de marcas americanas em posições intermediárias.
- Veículos de marcas francesas com menor lucratividade geral.
Esse segmento, mesmo no mercado de usados, apresenta alta atratividade, sendo boa a rentabilidade deles além do giro rápido.
O segmento apresenta um lucro unitário para os veículos usados em média de mais de R$5.500. Vale dizer que, dentro de um ambiente altamente competitivo da indústria automobilística atual, comprar e vender veículos desse segmento é bastante rentável.
Os veículos lançados mais recentemente – Creta e Kicks são também os seminovos com maior lucro unitário na Rede.